sábado, 9 de abril de 2016

Câncer

O que é Câncer



Câncer é a denominação dado a um conjunto de mais de 150 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se gerando (metástase) para outras regiões do corpo. 
Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.







A ciência que estuda o câncer se denomina Oncologia e o oncologista é o profissional que trata a doença.






Como o Câncer começa


As células dos seres vivos animais possuem 3 camadas: membrana celular, citoplasma e núcleo. 

O núcleo contem os cromossomos que por sua vez guardam o genes. Os genes são registros que guardam as instruções para organização das estruturas celulares. Toda informação genética consta nos genes, uma estrutura química chamada DNA. (ácido desoxirribonucleico).




Uma célula normal pode sofrer alteração no DNA dos genes a que chamamos de mutação genética. Esta alteração pode transmitir informações erradas para as células, as alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados protooncogenes, que a princípio são inativos em células normais. Quando ativados, os protooncogenes transformam-se em oncogenes, responsáveis pela (cancerização) das células normais. Essas células diferentes são denominadas cancerosas.
O câncer inicia-se quando as células de algum órgão ou tecido do corpo começam a crescer fora de controle. 




Esse crescimento é diferente do crescimento celular normal. Em vez de morrer, as células cancerosas continuam crescendo e formando novas células mutantes. As células cancerosas também podem invadir outros tecidos, algo que as células normais não fazem. O crescimento fora de controle e invadindo outros tecidos é o que torna uma célula em cancerosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário